- Então Jafnhárr disse:"O freixo é a melhor e a maior de todas as árvores;
seus ramos se espalham pelo mundo inteiro e alcança o céu.
A árvore é sustentada por três raízes que se espalham para longe."
Gylfaginning, verso 15
Hallo!
Dando continuidade sobre as explanações da Espiritualidade Germânica, o assunto será a Yggdrasil.
A Yggdrasil é citada em vários textos diferentes, não havendo um único texto com sua descrição completa.
"Três raízes se expandem em três caminhos
abaixo do freixo Yggdrasil.
Um habita abaixo de Hel,a outra abaixo
dos hrímþursar,e a terceira abaixo dos seres humanos"
Grímnismál, verso 21
Yggdrasil, ou árvore da vida, na visão dos germanos é a árvore que sustenta os nove mundos. É o eixo central do universo. Não é bem explicada nos textos, havendo rombos enormes entre um texto e outro. Pode-se inferir algumas coisas, utilizando os textos existentes hoje, mas nunca a sua totalidade. Assim como há divergências entre os autores sobre a localização dos mundos. Sabe-se que os desenhos da Yggdrasil plana, com os mundos em sequência, é apenas para fins didáticos. Os mundos se comportam como esferas que se entrelaçam.
OS NOVE MUNDOS DE YGGDRASIL
Existem divergências entre os autores sobre quantos mundos tem e sobre quais são! Abaixo deixarei da forma que acredito que seja.
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Yggdrasil com seus nove mundos |
Mannheim (Midgard), o mundo dos homens. O plano físico e onde vivemos. Foi construído a partir das partes do gigante Ymir, que foi morto.
Godheim (Asgard), o mundo dos Deuses Æsir.
Vanaheim, o mundo dos Deuses Vanir.
Helheim, o mundo dos mortos. Governado pela Deusa Hella, é destinado as almas que não foram escolhidas pelos Deuses para residir em suas moradas. Porém, há um conflito nesta ideia. Ao meu ver, temos claramente a visão cristã na descrição de Helheim, uma vez que é lugar para as almas que não foram para um lugar "acima", não foram com os Deuses.
Então pra mim, Helheim é o lugar de todas as almas quando decidem descansar. Enquanto livres, creio poderem viajar pelos outros mundos.
Do ponto de vista ocultista e mágico: É o submundo nórdico, onde estão os Deuses relacionados com a morte e os próprios espíritos. Aqui nós temos a associação com o inconsciente mais profundo, onde as ideias são apenas um nada sem forma. Como os habitantes daqui são espíritos que estão descansando para retornar para Midgard, eu não recomendo trabalhar com eles. Caso queira algum aliado mágico, praticar necromancia e etc, converse com espíritos em geral, mas não especifique que são com os espíritos de Helheim.
Nidavellir (Svartalfheim), significa "campos escuros" tem como moradores os Dvergar (anões). Ao contrário dos Elfos, não parece terem sido cultuados. Suas características são relacionadas aos mortos e introspecção. Possuem muito conhecimento, incluindo a magia. Seu papel na mitologia é de serem ferreiros e moradores das Rochas.
Alfheim, o mundo dos elfos. Este mundo foi dado ao Deus Freyr, e consequentemente, é ligado a fertilidade e luz.
Do ponto de vista ocultista e mágico: Pode-se trabalhar com estes seres para criatividade, uma vez que o plano destes é acima de Midgard. Alfhein é expansão, é calor, são ideias bem definidas
e prontas para serem executadas. E obviamente, é fertilidade.
Jotunheim, o mundo dos gigantes. Estes seres tem papel ambíguo na mitologia. Uma hora sendo inimigo dos Deuses e outra aliados. São muitas vezes associados com eventos climáticos. Representam força bruta e instinto.
Do ponto de vista ocultista e mágico: Representa as forças que temos dentro de nós que são destrutivas, mas apenas quando usadas erroneamente. Quando controladas e focadas, se tornam energias super produtivas. Existem muitas pessoas (e eu sou uma delas) que sentem ter muita energia mas que acaba desperdiçando em coisas não produtivas. Por serem a personificação da força bruta e instinto, caso você seja uma pessoa que se sente fraca, sem essa força bruta interior, é uma boa ideia se trabalhar magicamente com estes seres, independente de qual seja. Porém, se o seu caso é o contrário, eu recomendo pesquisar muito bem os gigantes que aparecem nas poesias e textos para que trabalhe com algum que já tenha sua energia controlada e focada para algo construtivo. Veja bem, não estou dizendo que os gigantes com energia bruta destrutiva sejam ruins. A destruição faz parte da natureza!
Niflheim, o mundo de gelo eterno. Da sua interação com o fogo de Muspelheim, se iniciou a criação de tudo.
Do ponto de vista ocultista e mágico: Aqui nós temos todas as ideias e ações que um dia acontecerão, mas que precisam do fogo para serem geradas. Representa o principio passivo e receptivo, representa a ordem e o conservadorismo.
Muspelheim, o mundo de fogo eterno.
Do ponto de vista ocultista e mágico: É o fogo necessário para que as coisas aconteçam. Representa o princípio ativo e expansivo, representa o caos e a destruição.
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Nota: Antes de continuar, quero frisar que separei a parte ocultista do assunto, para não pensarem que esse era realmente o ponto de vista germano. AS ASSOCIAÇÕES COM SUBCONSCIENTE, UTILIZAÇÃO NA MAGIA E ETC SÃO ASSOCIAÇÕES MODERNAS. Como eu falo no post de apresentação do blog (aqui), o intuito é dar foco pra parte histórica, esquecida nas religiões de vertentes modernas da bruxaria que tentam trabalhar com magia germânica. Então sempre vou trazer a parte histórica e a forma de se trabalhar isso com a bruxaria ritualística, uma vez que não havia ritualística entre os germanos. Mas será falado em breve... rs
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SERES DA YGGDRASIL
ROTATOSKR
"Ratatoskr é chamado o esquilo
que corre sobre o freixo Yggdrasil
Ele descobre as palavras da águia que fica em cima
e as diz para Niðhöggr que fica em baixo"
Grímnismál, verso 32
Rotatoskr é um esquilo que passa seus dias a subir e descer ao longo da Yggdrasil, a fim de levar mensagens da águia Hræsvelg para a serpente Níðhöggr. É contado que leva mentiras, fofocas e intrigas.
NÍÐHÖGGR
"A angústia suportada pelo freixo Yggdrasil
é maior que um homem pode saber.
O veado morde de cima,
seu tronco está apodrecendo
e Níðhöggr rói suas raízes de baixo."
Gylfaginning, verso 24
Níðhöggr é um enorme dragão (ou serpente) que vive roendo uma das raízes de Yggdrasil. Está raiz está em Niflheim e a teoria é de que esteja impedindo a sua liberdade. Seu nome significa "devorador de corpos" e teria importante papel após o fim do mundo.
HRÆSVELGR E VEÐRFÖlNIR
Hræsvelgr é a águia que reside no norte do universo, residindo no seu limite. Isso nos faz entender que ficaria no topo da Yggdrasil. É uma águia gigante que com suas asas cria o vento.
Veðrfölnir é um falcão que está sentado entre os olhos de Hræsvelgr. Há uma teoria de que sua função seria a mesma dos corvos de Odin: Trazer a sabedoria e conhecimento
DÁINN, DVALLIN, DUNEYRR, DURAÞRÓR
"Quatro veados saltam sobre
os ramos do Freixo e comem os brotos; Esses são seus
nomes:Dáinn,Dvalinn,Duneyrr,Duraþrór."
Gylfaginning, verso 16
Existem algumas associações que os autores fizeram, a fim de entender o que esses quatro veados representam e porquê estariam comendo os brotos da Yggdrasil:
- Seriam as quatro estações do ano, que de certa forma agridem a Yggdrasil, pois há o ciclo de nascimento-morte das folhas;
- As quatro fases da Lua, mostrando novamente um ciclo;
- Seriam ventos, dois deles calmos e dois deles fortes. Essa associação surgiu pois Dáinn e Dvallin são nomes de anões também e estes seres controlariam os ventos;
Porém, existem ainda autores que desacreditam ser quatro veados e sim apenas um, o citado no Grimnismal. Pois as estrofes que citam os quatro veados são posteriores. E este único veado seria o mesmo Eikþyrnir, um veado que estaria sentado em cima de Valhalla.
JÖRMUNGANDR (A serpente de Midgard)
É filha de Loki com a giganta Angrboda. Conta-se que fora jogado no mar que circunda Midgard e tomou proporções gigantescas, chegando a circundar toda a Midgard e morder sua própria cauda. Inclusve o início do Ragnarök é quando Jörmungandr largar sua cauda.
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FONTES LOCALIZADAS NA YGGDRASIL
Urðarbrunnr
"Eu conheço o freixo que se ergue chamado Yggdrasill,
uma grande árvore,respingando com água branca; de onde vem o orvalho que cai nos vales, que cresce eternamente verde sobre a fonte de Urðr."
"Dali vem as donzelas de muita sabedoria, três de fora do mar, que fica abaixo da árvore; uma se chama Urðr, a outra Verðandi, que registravam em chapas de madeira, Skuld é a terceira. Elas decidiam as leis, elas escolhiam as vidas, os filhos das pessoas, e diziam o örlög."
Völuspá, versos 19 e 20
Aqui se encontram três Deusas, que não irei me aprofundas agora pois terão papel importantíssimo no post sobre destino.
Seus nomes são: Urðr, Verdandi e Skuld. São chamadas de Nornes ou Nornas. São as Deusas que controlam o destino de todas as coisas, inclusive de outros Deuses. Por esse motivo alguns autores desacreditam que são divindades e acreditam que são grandes forças que estão acima de tudo. Urðr representa o passado é encarregada de confeccionar o fio que será usado para que o wyrd seja feito. Verdandi representa o presente e é responsável por confeccionar o wyrd (falarei sobre futuramente, é como se fosse o destino). E Skuld corta o fio, finalizando o wyrd.
Mímisbrunnr
Mímisbrunnr é a fonte da sabedoria. Mímir é um Deus-gigante que ao tomar da fonte da sabedoria se tornou o Deus mais sábio. Teve sua cabeça decepada mas Odin o manteve vivo com o uso da magia. Desde então, é guardião da fonte e já permitiu que Odin a bebesse em troca de seu olho.
Hvergelmir (ou Kverghjelme)
Eikþyrnir é chamado o veado que fica
no salão e come os ramos de Lærað.
Gotas caem de seus chifres até Hvergelmir.
De lá surge todos os rios.
Grímnismál, verso 26
Sua localização é em Niflheim e seria o local de onde se origina todos os rios, tantos rios que nenhuma língua seria capaz de numerá-los.
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Para finalizar, trago uma representação da Yggdrasil com todos estes locais que eu citei no texto. Ela é bem didática, mas tenha em mente que os planos se entrelaçam.
Ah, e calma que o post sobre a Yggdrasil terá continuação! É muita informação para um post só. Peço que não fique apenas com o conhecimento adquirido aqui. Pesquise mais, pesquise sobre as Eddas, sobre quais textos temos a disposição. Isso aqui é apenas uma resumo, tente ser imerso ao assunto para compreender melhor como as sociedades funcionavam.
Além do mais, infelizmente a mitologia germana é muito falha e temos poucas informações concretas sobre muita coisa. As vezes é apenas uma pequena estrofe e o resto é dedução.
Que os Deuses nos acompanhem hoje e sempre.
Ásrøður
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